06 de dezembro de 2024
24 de maio de 2021
Abradilan ressalta conquistas do País com medicamento genérico
O Brasil comemorou no dia 20 de maio o Dia do Genérico. Em termos de políticas públicas de saúde no País, a lei 9.787, que criou os genéricos, completou 22 anos de existência e se configura como uma das maiores conquistas.
O medicamento genérico fortaleceu a economia brasileira, que passou a contar com uma indústria farmacêutica moderna, dinâmica e que gera emprego para milhares de pessoas. Eles já proporcionaram uma economia de mais de R$ 150 bilhões em gastos com medicamentos pela sociedade, sendo que é um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.
O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Vinícius Andrade, revela que os medicamentos genéricos, juntamente com os similares, são a grande força de seus associados. “O medicamento genérico é o grande pilar dos distribuidores da Abradilan. Se olharmos para o mercado nacional de distribuição de genéricos, os associados da Abradilan possuem uma participação de 44%. Ou seja, de cada duas caixinhas vendidas na distribuição, praticamente uma é feita por um distribuidor da Associação. Além disso nosso crescimento continua acima do mercado nesta categoria, por entendermos do modelo de comercialização e da regionalidade do mercado.”
Segundo ele, o medicamento genérico tem uma importância social enorme para o Brasil, pois é a única categoria de medicamentos que consegue entregar à população qualidade e acesso. “Após a criação dos genéricos no Brasil uma parte relevante da população passou a ter acesso a medicamentos, devido ao seu preço mais econômico e à garantia da sua qualidade.”
______________________________________________________________
SOBRE A ABRADILAN (http://www.abradilan.com.br)
Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 143 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.