
19 de junho de 2025
23 de outubro de 2024
A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) realizou, de 12 a 19 de outubro de 2024, mais uma Viagem Técnica Internacional (VTI). Neste ano, o destino escolhido foi a China, passando por cidades como Shangai, Pinghu, Hangzhou e pela capital, Pequim, também conhecida como Beijing.
“A China é difícil de ser descrita em palavras. Tudo o que acontece lá é muito diferente da realidade brasileira, sem falar que o país está extremamente mais avançado do que o restante do mundo. Ela vem tomando espaço na Nova Economia em inovações, com grandes investimentos e incentivos do governo voltados para a ciência e tecnologia”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.
Trata-se do segundo país mais populoso do mundo com 1,4 bi de habitantes, com a segunda maior economia e a maior economia militar. Durante anos, sua posição como potência internacional cresceu e o ritmo continua. Quando se trata de tecnologia, o presidente Xi Ji Ping já deixou claro com sua iniciativa Made in China 2025, que pretende superar os Estados Unidos como potência tecnológica mundial. O mesmo vale para a Inteligência Artificial.
Há 20 anos, a pauta de exportação da China eram produtos sem valor agregado, a escala de produção e o custo barato da mão de obra eram os principais fatores de competitividade. Hoje, 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo são produzidos por lá.
O mercado farmacêutico chinês é formado por 623 mil farmácias sendo 360 mil de redes e 263 mil farmácias independentes, 58% e 42% do mercado respectivamente.
Roteiro único e inovador
A delegação de 50 pessoas foi formada, em sua maioria, por representantes dos grupos de distribuidores associados Abradilan, além de convidados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Farmacas, IQVIA e Nexfar; e representantes da Hypera e Neo Química; que viveram oito dias de imersão com uma agenda extensa e repleta de conteúdo e inovação, com o objetivo de conhecer o mercado de saúde local e algumas empresas de tecnologia que avançam no ecossistema de saúde e que se tornaram grandes conglomerados nos últimos anos.
Uma delas foi a Alipay, que é uma plataforma de pagamento móvel e online, muito utilizada na China para pagar compras, alimentação, ingressos, transporte, entre outros. A Alipay é uma afiliada do Alibaba Group e foi lançada em 2004.
Outro destaque fica por conta da Ping An Healthcare and Technology Company Limited, que é uma plataforma de serviços de saúde na China que oferece uma variedade de serviços, incluindo serviços médicos online, gestão de saúde e interação de bem-estar. Com 500 milhões de usuários na plataforma, realiza até três milhões de consultas online por dia. A delegação Abradilan foi recebida pelo vice-presidente sênior da companhia, Jack Hou.
Os participantes da VTI visitaram também o supermercado Hema Xiansheng, uma inovação da gigante do varejo online na China, a Alibaba. O termo Hema Xiansheng, traduzido como “frescor e vivacidade embalados”, também é um jogo de palavras em chinês que remete ao “Sr. Hippo” (Senhor Hipopótamo), o que inspirou a mascote do hipopótamo da marca.
O visionário Jack Ma – fundador da Alibaba – concebeu uma estratégia inovadora conhecido como “novo varejo”, definindo como “a integração online, offline, logística e dados em uma única cadeia de valor”.
Em síntese, o Hema é um supermercado de alta tecnologia projetado em torno de um smartphone, que é utilizado para todas as atividades na loja, desde adicionar itens a um carrinho de compras digital enquanto o cliente faz suas compras, até receber informações nutricionais dos produtos e efetuar o pagamento das suas mercadorias. A delegação também pode acompanhar a efetivação de pagamento pela identidade facial, mais uma alternativa aos diversos modos de pagamento encontrados na China.
A essência da estratégia da Alibaba reside em simplificar e tornar conveniente a aquisição de produtos. Ao integrar os aspectos online e offline, a empresa acredita que pode transformar significativamente a experiência de compra dos clientes.
A delegação também visitou a Zhejiang Changhong Pharmacy, que é um varejista, atacadista e distribuidor de produtos para a saúde.
Os membros da Abradilan foram recebidos por Pan Yuefei, presidente da Changhong Pharmacy; e Sun Lingbo, gerente geral da empresa. Eles conheceram a história e o desenvolvimento da emoresa, visitaram seu centro de distribuição e conheceram as operações comerciais, em Pinghu.
O grupo passou pela Alibaba Health, negócio de e-commerce farmacêutico e saúde digital. A Alibaba Health é o principal veículo do Alibaba Group que oferece soluções completas aos consumidores por meio da integração de recursos online e offline das indústrias farmacêutica e de saúde.
Ela prioriza as necessidades dos clientes por meio da alavancagem da força do negócio de e-commerce farmacêutico existente, juntamente com a exploração de modelos de negócios inovadores de serviços de saúde pela internet, principalmente consultas online. O Alibaba Group adquiriu a propriedade majoritária do Alibaba Health em 2015.
Com passagem também pela J&T Express, o vice-presidente da companhia, Charles Hou, explicou que é uma empresa global de serviços expressos com base na internet, com enfoque em inovação tecnológica. A J&T está empenhada em criar continuamente a melhor experiência em logística e entrega expressa para seus clientes, de forma a se tornar um prestador de serviço compreensivo de logística em que os clientes possam confiar.
A rede de serviços de entrega expressa da J&T Express, cobre 13 países e atinge 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa conta com mais de 240 centros de transferência de larga escala, mil equipamentos de triagem inteligente, mil veículos próprios, 23 mil pontos de vendas e 400 mil colaboradores.
Por fim, a última visita técnica foi à JD Health, que é uma empresa chinesa que atua na área de saúde digital, sendo a maior plataforma de saúde online do país. Foram recebidos pelo head do departamento de saúde. A JD Health é uma subsidiária da JD.com, uma das maiores empresas de comércio eletrônico da China; oferece serviços de saúde digital, como consultas médicas online, programas de cuidados hospitalares e venda de medicamentos além de orientação sobre medicamentos durante 24 horas, 7 dias por semana; é a maior farmácia online da China, com mais de 15% do mercado total; a empresa oferece serviços de saúde 24 horas por dia, com médicos internos e parceiros externos; promete entrega de produtos em até 30 minutos; em junho de 2023, a plataforma tinha mais de 168 milhões de usuários ativos.
A JD Health está na vanguarda da digitalização e transformação da indústria de saúde. A empresa oferece produtos e serviços de saúde acessíveis, convenientes, de alta qualidade e a preços razoáveis.
“Todas as visitas foram cuidadosamente pensadas de forma estratégica para que nossa delegação pudesse ter a melhor experiência, vivenciando o dia a dia operacional desses gigantes chineses, que formam grandes conglomerados e que estão olhando e se fortalecendo muito no setor de saúde, criando um novo modelo de negócio para o mundo”, diz o diretor executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.
Os participantes visitaram ainda pontos turísticos e puderam se aprofundar na cultura e gastronomia local.
Patrocínio e apoio
A IQVIA teve uma participação importante na VTI 2024 e apresentou a palestra Conhecendo o Mercado Farmacêutico da China, com Chang Zhang, chefe de consultoria de estratégia de análise e IA; e Fabio Alguim, diretor de relacionamento com parceiros estratégicos & serviços ao ciente na IQVIA.
A VTI teve o patrocínio da Hypera e Neo Química e os executivos Luiz Clavis, Jeandré Cohen, Márcio José e Ana Biguilin acompanharam os distribuidores durante toda a imersão, com muito conteúdo e networking.
“Tenho orgulho em dizer que tudo isso foi realizado pela Abradilan. Proporcionar esse tipo de ação e conteúdo aos nossos associados é uma forma de fazer com que seus negócios atinjam outros patamares. É muito satisfatório sair para ver o que mundo tem feito e nós queremos sempre aprender com os melhores. Com certeza a China foi a mais ousada nas visitas técnicas internacionais que já realizamos, tivemos insights preciosos, que nos ajudarão a pensar em novas implementações para a distribuição no Brasil”, conclui Vinhal.
A VTI Abradilan 2024 teve ainda o apoio da agência Mais Corporativo na organização geral do evento.
SOBRE A ABRADILAN
Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.
19 de junho de 2025
18 de junho de 2025
17 de junho de 2025
30 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
27 de maio de 2025
19 de maio de 2025