
17 de fevereiro de 2025
14 de novembro de 2022
Dados recentes de dois setores distintos do varejo (o farmacêutico e o de materiais de construção) demonstram o impacto positivo que o associativismo tem para os empresários independentes que buscam esse modelo de gestão.
Em relação ao varejo farmacêutico, as lojas das redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) apresentaram um crescimento de 19,60% no acumulado nos últimos 12 meses finalizado em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o mercado farmacêutico no Brasil em seu todo cresceu 15,30%, segundo dados a IQVIA, que audita esse setor.
Já no setor de materiais de construção, as lojas das redes associadas à Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (Febramat) também cresceram muito acima do restante do varejo de seu setor. Para ter ideia, esse grupo obteve recentemente um marco para o sell-in interno, pois as 28 redes juntas registraram compras que atingiram R$ 1,9 bilhões, isso ainda no terceiro trimestre de 2021, com uma alta de 53,3% frente ao mesmo período de 2020.
Mas, o que é associativismo e por que possibilita tantos benefícios? Esse termo já praticado na verdade antes mesmo da sua criação, ainda que intuitivamente. O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço.
Para tal, é necessário um grupo mínimo de empresas que, após estudos de viabilidade econômica, possa suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing e serviços, apresentando-se, assim, como uma solução inovadora para resolver os problemas das pequenas e médias empresa.
“De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores”, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
O dito popular “a união faz a força” se encaixa perfeitamente na definição do que é associativismo – colaboração entre empresas com interesses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento, por meio de auxílio mútuo.
Juntos, os associados trabalham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas e estimular o desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários.
Veja abaixo algumas vantagens do associativismo:
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