06 de dezembro de 2024
05 de novembro de 2015
Nova fase para a CityFarma, rede associada da FEBRAFAR no Rio de Janeiro
Publicado 05/11/2015
A rede CityFarma, da capital do Rio de Janeiro, está passando por uma transformação. Além de novas ferramentas de gestão e para os associados, a rede aponta para um novo caminho a ser trilhado.
Há 19 anos, quando o setor e varejo farmacêutico vivia uma crise, um grupo de empresários do Rio de Janeiro se reuniu em busca de um caminho para fortalecer suas lojas e também o varejo farmacêutico fluminense. Desse encontro surgiu a ideia de união em torno de uma associação, a CityFarma. “O associativismo foi considerado o melhor caminho pois, na época, representava uma ação inovadora e um caminho seguro para o crescimento”, afirma o presidente José Corrêa da Motta.
PAI e PEC
Em maio deste ano, a CityFarma iniciou a implantação de duas ferramentas disponibilizadas pela Febrafar. O PAI – Painel de Aferição de Indicadores e o PEC – Programa de Estratégias Competitivas. Motta destaca que o mercado exige competitividade de todas as lojas, além de uma boa gestão do negócio. “O PAI é o início da busca da competitividade necessária para atuarmos de forma mais profissional e organizada, já que possibilita uma gestão financeira mais eficaz”, explica.
A rede também aderiu ao PEC, ferramenta também conhecida como cartão fidelidade. “O PEC é uma ferramenta profissional e inteligente de política de descontos, que nos dará competitividade comercial, formando imagem de preço baixo e dando uma cara de rede para o associativismo, pois todas as lojas terão uma política comercial bem parecida, melhorando a imagem perante o consumidor”, argumenta Motta.
Para iniciar este processo de implantação, a rede escolheu como estratégia criar um grupo de 17 lojas. Dessa forma, foi mais fácil dar velocidade a implantação do modelo e evitar contratempos comuns, gerando enfraquecimento das ações e desmotivação.
De acordo com Motta, o processo está caminhando de acordo com o planejado e superando as expectativas. Em pouco mais de dez dias foram feitos 12.400 cartões e alcançaram R$ 472 mil de transações pelo PEC, com um ticket médio de R$ 34,50. “Temos Sell-In e Sell-Out de todas as lojas do projeto piloto centralizados através do Ifarma, estamos implantando o Sigpharma, o SIC também já está bastante adiantado, todas essas ferramentas nos dará segurança nas tomadas de decisões e deixar nosso associado mais confiante no futuro da Rede”.
O objetivo é transformar a rede CityFarma de fato em uma Rede de Farmácias, com ações planejadas e um plano estratégico que seja seguido de forma uniforme por todas as lojas. “Ainda teremos muitas etapas pela frente, mas estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até o momento, os associados participantes desse projeto estão empolgados, motivados, equipe de colaboradores treinados e motivados, nossa expectativa é de melhorarmos ainda mais”.
Para que todas as etapas deem certo, a rede tem dado apoio integral aos participantes, inclusive, sem nenhum custo para o lojista no material de marketing, nos cartões de desconto e na remuneração da equipe por cartões emitidos. “Temos funcionários treinados pela equipe da FEBRAFAR e que dão foco e apoio irrestrito aos lojistas do projeto”. Atualmente são cinco supervisores de loja e uma pessoa para apoio na parte comercial, para análise dos relatórios das novas ferramentas e geração de negócio para o grupo. “Neste mês iniciamos o segundo grupo que irá somar ao grupo que deu início ao projeto, e assim toda rede estará no projeto no tempo planejado”.
Reunião com mercado
A rede CityFarma também iniciou a fazer feira de negócios com o mercado e seus associados. No primeiro evento foram gerados mais de R$ 149 mil em compras em poucas horas. O evento também contou com premiação de televisão, tablet, viagens e dinheiro.
E mais novidades estão por vir. “O fórum Cityfarma está em andamento, iremos reunir as melhores práticas de gestão entre os lojistas e faremos um manual a ser distribuído por toda a rede”, diz Motta.
Centro de Treinamento
O CTC – Centro de Treinamento Cityfarma, por meio da educação continuada, capacita e desenvolve os profissionais da rede. “Mais do que superar as expectativas dos clientes, temos que encantá-los. Alcançar este objetivo só é possível com uma equipe motivada, com conhecimentos e habilidades para lidar com as diversas situações do dia a dia”, explica Motta. Por isso, proprietários e suas equipes podem fazer cursos técnicos, comportamentais e gerenciais. “O papel do Centro de Treinamento é fundamental e começa pela missão de conscientizar os associados sobre a importância de uma gestão de pessoas eficaz”.
Com o PDPE – Programa de Desenvolvimento de Pessoas Estratégicas, a CityFarma oferece ferramentas e troca de experiências entre os participantes. “Gestores mais preparados tornam-se mais assertivos, gerando melhores resultados”, comenta Motta. O treinamento da linha de frente é outro desafio. Pessoas são diferentes, têm experiências diferentes. É importante trabalhar os conteúdos respeitando e aproveitando essas diferenças, tornando esses profissionais mais motivados, propiciando o crescimento profissional de todos e, consequentemente, da rede.
Desafios futuros
Antes de iniciar a fase de transformação da rede, a diretoria e gestores formularam um planejamento estratégico, em que fizeram um mapeamento completo da cadeia de negócio, gerando um caderno de oportunidades encontradas no mercado e finalizaram com o plano de negócio da Cityfarma para os próximos anos. O foco é o máximo de geração de valor para as partes envolvidas (indústrias, fornecedores, lojistas e rede).
O que está sendo delineado, conta Motta, é transformar a Cityfarma numa sociedade anônima de capital fechado, em que os associados receberão ações da nova empresa após decorrido o prazo de três anos. Os novos entrantes serão licenciados da marca. A meta é atingir 500 lojas no quinto ano, 750 lojas no sétimo e 1 mil no novo ano. “Nossa central de compras será responsável por 50% no mínimo da reposição das necessidades de compras das lojas, portanto, teremos Sell-In e Sell-Out de todas as lojas”, conclui Motta.
Fonte: Assessoria de comunicação FEBRAFAR
Fotos: CityFarma