
16 de abril de 2025
16 de outubro de 2014
Da Redação
Nos últimos dias 12 e 13 de setembro, a Rede Agafarma realizou o segundo módulo do MBA compacto para a formação de gestores do comércio varejista de medicamentos, fruto de uma parceria educacional estabelecida entre a FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) e o CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada).
Promovido no Hotel Continental Porto Alegre, na capital gaúcha, o curso, que tem por finalidade capacitar os profissionais de modo a aperfeiçoarem o gerenciamento e as estratégias adotadas nas farmácias, com vistas à busca por melhores resultados, foi ministrado das 14h às 21h do primeiro dia e em horário comercial no dia seguinte.
De acordo com o Presidente da Agafarma, Hilário Sott, “conseguimos reunir 27 pessoas – entre proprietários de lojas, gerentes e farmacêuticos – nesta que é a terceira turma formada, desta vez para participar do módulo referente ao composto de Marketing”.
Ministrado pelo Dr. Rogério Lopes Junior, que é farmacêutico pós-graduado e conselheiro da Diretoria-Executiva da FEBRAFAR, o curso abordou a realidade do varejo farmacêutico no Brasil, a importância da gestão de marketing no comércio varejista e, neste contexto, as principais estratégias utilizadas para um eficiente relacionamento com os clientes.
Segundo o palestrante, durante o curso foram promovidas, também, algumas atividades técnicas. “Após a aplicação do conteúdo teórico, formamos cinco grupos, que apresentaram cases de promoções da rede e diversas ações que os associados implantaram em suas cidades”, acrescentou.
Lopes Júnior informou que, individualmente, foram realizados exercícios da Matriz Swot, para relacionar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à farmácia e apontar três objetivos a serem alcançados nos próximos meses. É importante mencionar que Swot é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), ou seja, trata-se de uma metodologia amplamente utilizada no âmbito empresarial para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição.
O acadêmico revelou que os treinandos fizeram, inclusive, uma visita técnica a diversas drogarias do entorno, com o intuito de identificar diversos aspectos das lojas da região, tais como a layoutização (interna e externa), disposição e categorização de produtos, posicionamento de gôndolas e prateleiras de produtos do setor de HPC (Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ambientação em geral, além da higiene e nível de limpeza dos estabelecimentos.
Apesar do sucesso do curso, a central administrativa da rede ainda não divulgou a data para a formação de novos grupos. Contudo, os módulos que já foram aplicados às turmas iniciais da Agafarma, entre junho de 2013 e junho deste ano, foram:
1ª Turma
2ª Turma
Para obter mais informações, ligue para a Central Administrativa da Rede Agafarma, no telefone (51) 3349-3100 ou acesse o site da rede no endereço www.agafarma.com.br
Fonte: Central da Rede Agafarma
16 de abril de 2025
11 de abril de 2025
10 de abril de 2025
09 de abril de 2025
07 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025
27 de março de 2025
19 de março de 2025